segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quero publicar meu livro

Créditos da magem: dan / FreeDigitalPhotos.net
Muitos autores terminam seus livros e se sentem perdidos na hora de escolher uma editora ou, até mesmo, publicar de maneira independente seu trabalho.

A forma independente pode ser viável se, por exemplo, é um trabalho técnico de um professor que o distribuirá a seus alunos. Ou se o (a) autor(a) tem um site sobre o assunto específico tratado no livro e o comercializará através desse site.

Para comercializar o livro num site, o ideal é que se disponibilize um serviço de e-commerce, como o PayPal, por exemplo. Dessa forma, o pagamento poderá ser feito com cartão. A compra por cartão é feita por impulso. A compra que exige o pagamento de um boleto no banco acaba resultando em um enorme número de desistências, acima de 70%. Isso ocorre porque a pessoa perde aquele entusiasmo inicial no tempo entre a compra e o pagamento do boleto numa agência bancária.

Outros procedimentos importantes são registrar o livro na Biblioteca Nacional e obter o ISBN, o número identificador daquele livro. De preferência com o código de barras, para que o livro possa ser vendido em grandes livrarias. Além disso, o registro na Biblioteca Nacional previne os plágios. Um livro só existe, verdadeiramente, a partir do momento em que tem ISBN.

Outro fator importante para o sucesso de um livro é sua capa. Não tem que ser só uma capa de bom gosto. Ela tem que vender o livro, ser sua principal propaganda. Muitas capas premiadas em concursos são de livros que não venderam bem, mesmo sendo de obras com reconhecidas qualidades literárias. A capa "premiada", que agradou aos críticos, afugentou o público.

É preciso fazer uma revisão ortográfica e gramatical muito rigorosa. Mesmo assim, muitos erros acabarão passando. Mas que seja o mínimo possível, dentro de nossa falibilidade humana.

A diagramação é fundamental para que a leitura seja uma experiência agradável. A diagramação tem sutilezas que passam despercebidas, muitas vezes, ao autor, mas o leitor inevitavelmente sentirá o efeito dos erros e acertos da diagramação.

A outra opção, para o autor, é procurar uma editora, grande ou pequena. Falaremos sobre isso num próximo artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário